Estudo de caso

IGUÁ

Impactando na integração de dados e relatórios GHG Protocol automatizados.


Baixe nosso estudo de caso e tenha acesso gratuito a todo o material disponibilizado.

BAIXE GRÁTIS O CASE

Sobre o case

Com o objetivo de otimizar o inventário de emissão de GEE (gases de efeito estufa), que antes era feito manualmente, a Iguá buscou a DEEP para vencer os desafios relacionados ao problema.

Preencha o formulário e venha descobrir:

✔ Toda a história operacional e socioambiental da Iguá.


✔ O cenário estratégico da empresa em relação à sustentabilidade.


✔ O problema enfrentado pela Iguá em relação ao inventário de emissões de GEE.


✔ A solução encontrada pela DEEP para atender às necessidades da empresa.


✔ Os resultados obtidos através da parceria entre a DEEP e a Iguá.

Ao preencher o formulário, você concorda em receber comunicações de acordo com seus interesses. Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam


Sobre a empresa

A Iguá Saneamento S.A. é uma companhia de saneamento que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Está presente em 39 municípios de 6 estados brasileiros, através de 18 operações - 15 concessões e três parcerias público-privadas (PPPs), que somadas atendem a mais de 7 milhões de pessoas em comunidades de diferentes portes, com o objetivo único de levar saneamento às populações atendidas e ajudar o país a alcançar a universalização dos serviços de tratamento de água e esgoto. Um compromisso de larga escala: com a vida, as pessoas, o meio ambiente, os parceiros e o desenvolvimento sustentável do Brasil.

O DESAFIO

Desde 2019, o inventário de emissão de GEE (gases de efeito estufa) era realizado manualmente, de acordo com a metodologia do GHG Protocol.


Gerir com confiabilidade e agilidade o inventário e os indicadores passou a ser mandatório, exigindo uma ferramenta que calculasse com a mesma confiabilidade e agilidade as emissões de carbono, e que pudesse integrar os indicadores de sustentabilidade já existentes.

A SOLUÇÃO

A integração realizada pela DEEP possiblitou a geração dos indicadores do GHG de forma automática, a partir dos dados coletados manualmente nos sistemas da Iguá.


E também, a possibilidade de cálculo automático do escopo 3, além dos escopos 1 e 2, somado à disponibilidade no sistema dos frameworks reconhecidos pelo mercado, e a integração dos indicadores do programa já existente.